
EVENTO
DIA 20 de JULHO de 2024
COMIDAS
De almoços de segunda-feira durante o Museu da Vizinhança, coordenados com uma aula aberta da Escola da Cidade, a uma festa de nhoque na venda da Liduina para um projeto de rádio lo-fi durante as eleições de 2022, a Lanchonete.org se envolveu com os moradores do Conjunto para cozinhar e comer juntos em inúmeras ocasiões. Em 2019, houve um multirão para a Festa Junina na via pública, onde os moradores e comerciantes locais se organizaram para trazerem diversos pratos e guloseimas que foram distribuídos gratuitamente aos participantes do evento. Como de costume, todos se organizaram via Whatsapp para dividir pratos, tarefas e vontades. Essa iniciativa foi descontinuada com o início da COVID, e perdeu seu impulso inicial. Como artistas, vizinhos e pessoas interessadas no caráter público do uso dos espaços, buscamos reacender essa ideia e manter seu ímpeto para que ele se estenda não só esse ano, mas pelos que virão.
POCKET SHOW
O pocket show colaborativo entre o artista sonoro Andrew O'Connor e os músicos Gabriel Edé e Vitor Wutzki será junto com o show de luzes e projeções, no final do Arraiá / Festa Santos Dumont. Eles andam de mãos dadas (som e visual). O pocket show é composto por djs convidados que puxam a trilha sonora da quadrilha e envolvem instrumentos tradicionais tocados por moradores da comunidade, bem como músicas contemporâneas/faixas novas atraentes para a juventude do conjunto.
Durante a preparação para a quadrilha e o evento central de 20 de julho, os jovens serão incentivados a criar músicas e canções que reflitam suas vidas no CSD na Oficina de Narrativa Musical. O pocket show tem como objetivo principal compartilhar os resultados do processo criativo com os jovens em um ambiente lúdico para que toda a comunidade possa desfrutar. A configuração permitirá que as pessoas continuem depois com o karaokê.
QUADRILHA
No dia 20 de julho durante o arraiá a Quadrilha ocupará a via interna, o Marcador Santos Dumont agora estará acompanhado por um casting de noivo, noiva, padre, delegado. Os demais personagens como pais dos noivos, padrinhos e convidados serão por adesão espontânea dos moradores.
A dança tradicional do Arraiá nordestino é a Quadrilha, nela se encena o caminho da roça em procissão, dois a dois em direção à igreja. No caminho acontecem diversos percalços e contratempos até que se chega a cerimônia de casamento que é conduzido pelo padre com outros três personagens em foco: a noiva , o noivo e o delegado encarregado de impedir a fuga do noivo. Tudo isso aos passos e cânticos executados pelo Marcador de Quadrilha incorporando Santos Dumont, com a letra desenvolvida na Oficina de Narrativa Musical.
PARQUINHO DE DIVERSÕES
Há alguns anos a comunidade da Paim se organiza para trazer pula-pula, atividades, carrinhos de pipoca e algodão doce em ocasiões e datas comemorativas. Esse tipo de iniciativa e cooperação é um elemento comum das comemorações no CSD, como o Dia das Crianças e o Natal. Além de fortalecer os laços comunitários dos moradores, oferece também uma oportunidade para que se convidem os jovens dos prédios novos ao longo da Rua Paim, alimentando boas relações de vizinhança.
Essa iniciativa continuará para o dia do evento que planejamos, e contribui para o cenário geral da rua para o Arraiá Santos Dumont.
OFICINA DE CARTÃO POSTAL PARA CORREIO ELEGANTE
Essa oficina acontecerá no dia do evento, e utilizará dos carimbos da oficina de bandeirolas-estandartes para produzir cartões postais pelos participantes. Os cartões podem ser usados como correio elegante durante a festa ou levados como lembrancinha.
PAINEL DE CORDEL COM ROSTO VAZADO PARA FOTO
No dia do evento teremos também um painel com temática que mistura cordel, Santos Dumont e festa Junina com o rosto vazado para que os participante possam tirar fotos.
Eles serão produzidos em oficinas com as crianças e jovens na semana anterior.






